Por Ana Guerra | 25/11/2019
Tags:

A ARTE DA DIVERSIDADE EM DESTAQUE NO PALCO

Os Eller’s - A Arte da Diversidade no Palco é o nome dado ao projeto contemplado pelo edital 27/2018, pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. Unir pessoas de todas as tribos, por meio da música, é o ponto de partida para esse projeto que busca, principalmente, incluir pessoas com deficiência na arte. Como resultado final do projeto, nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro acontecem dois concertos que prometem mostrar que a inclusão da diversidade na arte é possível.

O projeto de inclusão social e cultural, financiado pelo FAC, foi executado em três etapas: oficinas de musicalização para pessoas com deficiência - esta dividida em duas turmas: cordas, teclas e voz e percussão. As oficinas ocorreram nos meses de maio, junho, julho e agosto como uma forma de iniciar e preparar os alunos para a música. Ainda no mês de agosto, foi dado início aos ensaios dos participantes das oficinas com os músicos da banda Os Eller’s e convidados. Os ensaios são um espaço de integração e, principalmente, de aprendizagem contínua para ambas as partes.

Para Bel Cabral, idealizadora do projeto, o objetivo é “divulgar a obra da Cássia Eller para novas gerações e corroborar e comprovar a possibilidade de convivência harmônica que a música pode proporcionar entre pessoas de diferentes contextos sociais”. Resultados desse objetivo já identificados ao longo do projeto, como fala Eduardo Leite Bedin, tecladista participante com síndrome de down: “desde o início do projeto aprendi muito. Estudar música para mim está sendo sensacional. Estou gostando de conviver com a banda e com as várias pessoas que me amam, me respeitam e me acolheram tão bem. Minha participação no projeto de música está sendo valiosa e divertida.”

Neste mês de novembro o projeto entra terceira e última etapa, da qual poderemos desfrutar de dois lindos espetáculos, colocando a arte da diversidade no palco. Os shows acontecem, respectivamente, nos dias 30 de novembro, às 19h, no Teatro da Santa Casa (Av. Independência, 75), e 07 de dezembro, às 16h, no Pátio do Museu Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582). Os shows contarão com a participação de convidados especiais, contemplando a representação protagonista de mulheres instrumentistas e artistas LGBT. Dentre as participações, estão as cantoras e instrumentistas do grupo 50 Tons de Pretas, Dejeane Arruée e Graziela Pires. As apresentações possuem entrada franca, com a intenção de arrecadar donativos para uma instituição carente. Haverá distribuição de senhas uma hora antes do início da apresentação no Teatro da Santa Casa (30/11, às 19h). Para mais informações, acesse: www.facebook.com/aartedadiversidade


Serviço

O que: Os Eller’s - A Arte da Diversidade no Palco

Quando: 30 de novembro, às 19h, e 07 de dezembro, às 16h

Onde: Teatro da Santa Casa (Av. Independência, 75) e Pátio do Museu Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582).

Ingressos: gratuito, com a intenção de arrecadar donativos para uma instituição.

Informações: www.facebook.com/aartedadiversidade  ou (51) 99256-0876