Por Ana Guerra | 01/06/2020
Tags:

BRASIL DE VINHOS: UMA FOTOGRAFIA DAS VINÍCOLAS BRASILEIRAS

Uma vitrine para dar mais visibilidade ao vinho brasileiro. Essa é a melhor definição para o Brasil de Vinhos, plataforma de conteúdo que organiza e mapeia as vinícolas do Brasil, facilitando que o consumidor final descubra e conheça novos vinhos e regiões produtoras. A iniciativa surgiu de um grupo de amigos que têm o apreço pelo vinho como ponto em comum – uma sommelière, uma empresária da comunicação, um enólogo e um analista de sistemas.

O trabalho se iniciou com uma lista prévia de cerca de 300 vinícolas, este foi o ponto de partida para o cadastro – todo digital, feito por um formulário na internet. Depois deste primeiro contato se montou uma base de dados que foi ao ar – no instagram @brasildevinhos e no site www.brasildevinhos.com.br - com cerca de 50 empresas, que apresentaram seu negócio. “É importante dizer que o cadastro inicial de todas as vinícolas é gratuito. A participação institucional de cada uma delas não tem custo algum”, explica a sommelière e winemaker Dulce Grippa.

A medida que as informações começaram a circular e mais gente foi tomando conhecimento da plataforma, a quantidade de empresas interessadas aumentou: hoje são cerca de 170 cadastradas, mais da metade já publicadas tanto no instagram quanto no site. “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de vinícolas, sabemos que todas será impossível, mas vamos buscar sempre mais”, explica a empresária Lucia Porto. O nome Brasil de Vinhos, por exemplo, surgiu da quantidade de diferentes rótulos produzidos no Brasil – um país formado por muitos vinhos. “Nosso país é continental”, explica o enólogo Luiz Gustavo Lovato. “Cada região, cada localidade, cada parcela de uma propriedade tem um terroir diferente”, resume. “Queremos mostra isso de uma forma muito ampla”.

Numa segunda etapa do projeto outras redes, como Linkedin, twitter e facebook devem passar a fazer parte do escopo. “O consumidor do vinho é muito heterogêneo”, explica Roger Perotto, o responsável pela parte digital do Brasil de Vinhos. “Adaptamos nossa comunicação para atingir o maior número possível de pessoas”.

As vinícolas interessadas podem se cadastrar direto pelo site ou pelo link que fica na bio do perfil @brasildevinhos no instagram.

O que: Brasil de Vinhos

Instagram: @brasildevinhos

Site: www.brasildevinhos 

e-mail: contato@brasildevinhos.com.br