Por Ana Guerra | 09/09/2019
Tags: Café, Adoro

CAFÉ NO LING RECEBE A PSICANALISTA ANA PAULA TERRA MACHADO

A tristeza pode doer? É possível adoecer de amor? Essas e outras perguntas vão ser respondidas na sexta edição do Café no Ling. No fim da tarde de sexta-feira, dia 6 de setembro, os jornalistas Tânia Carvalho e Ivan Mattos recebem a psicanalista Ana Paula Terra Machado para um bate-papo descontraído sobre psicossomática. Durante o encontro, os anfitriões e a convidada conversam sobre as dores que afligem a alma e se refletem no corpo, falando sobre os riscos de adoecer com os problemas que costumam permear o cotidiano atual, como as incertezas e ansiedades da vida moderna. A atividade inicia às 19h30 no Instituto Ling e tem entrada franca.

Ana Paula Terra Machado é graduada em psicologia pela PUCRS e pós-graduada em psicanálise no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, formou-se também no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEPdePA). Em 1993, junto com um grupo de colegas, fundou o Instituto Wilfred Bion. Em 1996, ingressou na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SBPdePA), Instituição filiada à International Pshychoanalytical Association (IPA), onde atualmente ocupa o cargo de Presidente e Membro Titular.

Tânia Carvalho é jornalista, radialista e apresentadora de televisão brasileira há mais de 40 anos. Foi a primeira apresentadora do programa Jornal do Almoço, na TV Gaúcha (atual RBS TV), lançado em março de 1972 e no ar até hoje. Também foi apresentadora e âncora de diversos programas de televisão e rádio da RBS TV, incluindo os programas Gurias de Quinta e Café TVCOM, na emissora TVCOM. Participa do programa Gaúcha Comportamento, comentando sobre literatura, todos os sábados, na Rádio Gaúcha.

Ivan Mattos é jornalista colunista, editor, ator, apresentador e locutor, responsável pela edição da coluna Clubes do Jornal do Comércio, trabalho que executa há 16 anos. É responsável também pelo seu próprio site de variedades, onde publica textos, vídeos e colaborações de correspondentes do Brasil e do Exterior.

O Café no Ling promove uma série de encontros mensais gratuitos, sempre comandados pelos jornalistas Tânia Carvalho e Ivan Mattos, com escritores, músicos, cineastas, psicanalistas e outros convidados. O projeto iniciou em março deste ano e já recebeu o cineasta Zeca Brito, a cantora Anaadi e os escritores Lya Luft, Letícia Wierzchowski e Tobias Carvalho. Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania/ Governo Federal.


SERVIÇO
Café no Ling – Psicossomática: dor no corpo, dor na alma
Com Tânia Carvalho, Ivan Mattos e Ana Paula Terra Machado
Dia 6 de setembro, sexta-feira, às 19h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca (sujeita à lotação do espaço – 80 lugares)

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

FOTO: João Mattos