Por Ana Guerra | 20/10/2019
Tags:

EDUCADORA LANÇA LIVRO SOBRE VIVÊNCIAS DE JOVENS

No dia 25 de outubro, às 18h, a escritora Ângela Hofmann lança o livro “Decidi te contar”, pela editora Hortélias. O evento ocorre dentro da programação da 34° Feira do Livro de São Leopoldo, na Praça Tiradentes, centro do município.

“Decidi te contar” é um livro de contos que expõe os sentimentos, descobertas e perdas, medo e resistência, dor e acolhimento vivenciados por seus protagonistas. Em um mundo de desigualdade de condições e violações de direitos, o desafio da construção do afeto e da ética aponta um caminho a ser percorrido por eles. As histórias pretendem trazer uma reflexão sobre a proteção integral aos direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n. 8.069/1990.

Entre as inspirações para as histórias, estão momentos que a autora viu, ouviu e vivenciou durante sua trajetória como professora. “Descobri nessa experiência o quanto é fundamental termos alguém que nos escuta quando precisamos. Uma escuta respeitosa e qualificada, que ajude a nos entendermos melhor e nos oriente a buscar auxílio quando necessário”, observa. A ideia é que os contos possam entrar em sala de aula e provocar a discussão de temas que envolvem o cotidiano de muitos jovens, como o preconceito, a descoberta da sexualidade e a passagem para a vida adulta.

A obra foi financiada pelo Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Leopoldo, como parte do projeto selecionado “Juventude, Cultura e Direitos: contos juvenis. O projeto prevê ainda oficinas gratuitas sobre literatura juvenil, ética e afeto, além de encontros da autora com estudantes e a doação de 300 livros para a rede pública de ensino, bibliotecas e instituições ligadas à proteção de direitos humanos.

Sobre a escritora

Ângela Hofmann é licenciada em Ciências Sociais e Mestre em Educação, autora dos livros “A Caixa de Pâmela”, “A Fada e a Fiandeira” e “Yvy Porã Porau e o Rio de Mel” e co-autora nos livros "Povos Indígenas e Educação" e "Infâncias". Tem obras selecionada pelo PNLD LITERÁRIO 2018 do Ministério da Educação. Foi Duas vezes vencedora do Concurso de Narrativas de Morro Reuter-RS com os textos “A Fada e a Fiandeira” e “O Menino e o Palhaço”.

Sobre a Hortélias

Hortélias é uma editora de literatura ética-estética-afetiva, de iniciativa da escritora Ângela Hofmann. Sua linha editorial traz como foco inicial na literatura infantil e juvenil.