Por Ana Guerra | 26/11/2019
Tags:

EXPOSIÇÃO ENTRE PÁTIOS ABRE NO LINHA EM 03 DE DEZEMBRO

“Entre Pátios” reúne trabalhos de Marília Bianchini, Antônio Augusto Bueno e Marlies Ritter, artistas que tomam seus jardins como espaço de observação, produção e reflexão. A exposição, que será inaugurada no dia 3 dezembro, às 18h, no Linha (Av. São Pedro, 540), foi concebida de forma compartilhada pela turma da disciplina "Curadoria em Arte", do curso de Museologia (Fabico/UFRGS), ministrada por Fernanda Albuquerque.

De que maneira podemos exercitar um olhar atento e paciente em relação à natureza, vivenciando uma temporalidade que privilegie a apreensão dos ciclos e a observação das coisas presentes?

A partir de materiais encontrados na natureza, nos pátios de seus ateliês, os processos de criação de Marília, Antônio e Marlies investigam outras maneiras de pensarmos a pluralidade das formas de vida, convocando-nos ao exercício da percepção pautada em um tempo mais dilatado. A relação íntima dos artistas com seus jardins, espaço catalisador de suas produções, sublinha a perspectiva comum entre os trabalhos.

A exposição é fruto da disciplina "Curadoria em Arte", do curso de Bacharelado em Museologia (Fabico/UFRGS), tendo sido pensada e concebida de maneira compartilhada entre alunas, professora e artistas, a partir de uma série de encontros, conversas e visitas a ateliês. "Entre Pátios" nos convida ao exercício de nos fazermos presentes, evocando a arte como possibilidade de criar respiro, dilatações de tempo, sentidos de vida e de existência. Para ampliar a conversa, uma pequena biblioteca estará disponível na exposição.

A mostra acontece no Linha (Av. São Pedro, 540), de 3 a 7 de dezembro de 2019, com horário de visitação acompanhando o bar do espaço, das 18h às 24h.

A abertura é na terça, 3 de dezembro, a partir das 18h. No sábado, 7 de dezembro, às 17h, haverá uma roda de conversa com os artistas convidados, finalizando o ciclo.

Serviço
O quê: Exposição Entre Pátios, com Antônio Augustu Bueno, Marília Bianchini e Marlies Ritter
Quando: abertura 03/12, 18h | conversa com os artistas 07/12, 17h
Onde: Linha |Av. São Pedro, 540

Ficha técnica
Artistas: Antônio Augusto Bueno, Marília Bianchini e Marlies Ritter.
Curadoras: Anelise Maria Spinato Torresini, Bruna Patrícia Martin de Abreu, Carolina Araujo Forleo, Elis Assumpção, Isadora Heimig, Jade Mendes dos Santos, Lívia Marília de Oliveira Bordignon, Marceli de Castro Gonsioroski, Sofia Perseu, Susete Cavalcanti e Vera Conceição Cruz Quintana - Fernanda Albuquerque (Professora-orientadora)

Instagram do projeto: https://www.instagram.com/entre_patios/