Por Ana Guerra | 23/01/2020
Tags:

FESTIVAL INTERNACIONAL DO SESC DE MÚSICA ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA

O final de semana promete ser de calor em Pelotas, então nada mais justo do que levar o 10º Festival Internacional Sesc de Música para a praia. No sábado (25/01), o Laranjal recebe a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Kleiton & Kledir, que comemoram em casa os 40 anos de carreira. Além dos sucessos da dupla, o concerto terá obras de compositores brasileiros para orquestra de câmara. Antes da grande atração do dia, a área central da cidade recebe Recital de Alunos às 15h, apresentação da Orquestra de Choro às 17h, Recital de Madeiras, Cordas e Pianos às 19h e show do Sexteto Gaúcho + Dois (Albert kathar e Fernando Deddos) às 19h30. Na sexta-feira (24/01), a Praia do Laranjal sedia ainda a Banda Sinfônica do Festival, com regência do uruguaio Martin Jorge, às 20h30.

A programação do domingo (26/01) começa às 15h, com o Recital da Classe de Piano. Uma hora mais tarde, no Theatro Guarany, será a vez das crianças assistirem a uma apresentação totalmente voltada para elas. Com a participação do Cachorro Miranda, a Orquestra de Câmara da Ulbra e o maestro Evandro Matté oferecem um misto de aula e diversão para toda a família, apresentando os elementos que compõem uma orquestra e obras de compositores consagrados com temas infantis. Fechando a noite, às 20h30, o Orquestra Sinfônica Acadêmica, regida pelo islandês Gudni Emilsson, faz a sua primeira apresentação no evento, também no Guarany.

Todas as apresentações são gratuitas, e as do Theatro Guarany são as únicas que precisam de retirada antecipada de ingressos – nas demais, o acesso é por ordem de chegada e depende da lotação do local. As entradas para o Concerto Didático Infantil ainda estão disponíveis e podem ser retiradas no Guarany (Rua Lobo da Costa, 849) de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, e no domingo (26), a partir das 14h. Para o concerto da Orquestra Acadêmica, no domingo (26/01), os ingressos antecipados já estão esgotados, mas a partir das 18h do dia da apresentação será disponibilizado um lote de 100 entradas para quem não conseguiu garantir presença. Além disso, caso restem lugares no Theatro por falta daqueles que retiraram ingressos, os interessados são acomodados pela organização do evento até atingir a capacidade permitida no local.

Fim de semana de transmissões ao vivo: Os concertos das 20h30 de sexta a domingo serão transmitidos ao vivo pela Internet. Quem quiser conferir as apresentações da Banda Sinfônica Acadêmica (24/01), Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Kleiton & Kledir (25/01) e Orquestra Sinfônica Acadêmica (26/01) poderá assistir aos espetáculos na íntegra através do site www.sesc-rs.com.br/festival.

A realização do Festival Internacional Sesc de Música é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes. A programação completa do evento, que vai até o dia 31 de janeiro, pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Programação de sexta, sábado e domingo - 10º Festival Internacional Sesc de Música

24 de janeiro (Sexta-feira)

11h: Quinteto de Choro | Festival na Comunidade – Expresso Embaixador***

13h: Recital de Alunos | Conservatório de Música da UFPel

15h: Grupo de Cordas | Festival na Comunidade – Hospital Escola UFPel***

17h: Orquestra Jovem Sesc | Festival na Comunidade – Comunidade Católica São Paulo - Lindóia

19h: Recital de Harpa, Piano e Cordas | Liuba Klevtsova (RUS), Marcello Gueschfeld (BRA), Hella Frank (BRA), Eder Kinappe (BRA), Alberto Bocini (ITA), André Carrara (BRA) e Stanimir Todorov (BUL) | Bibliotheca Pública Pelotense

20h: Camerata L’Estro Armônico | Festival na Comunidade – Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

20h30: Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Martin Jorge (URU) – Praia do Laranjal – Palco do Festival (espetáculo terá transmissão ao vivo)

***Espetáculo para público fechado.

25 de janeiro (Sábado)

13h: Recital de Alunos | Conservatório de Música da UFPel

17h: Orquestra de Choro | Festival na Comunidade – Bibliotheca Pública Pelotense

19h: Recital de Madeiras, Cordas e Piano| Mivhel Lethiec (FRA), Emiliano Barri (ARG), Liliana Michelsen (BRA), Davide Alogna (ITA), Timothy Deighton (NZL) e Tom Ottar Andreassen (NOR) | Bibliotheca Pública Pelotense

19h30: Sexteto Gaúcho + Dois (Albert kathar e Fernando Deddos) | Festival na Comunidade – Nave

20h30: Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Kleiton & Kledir | Praia do Laranjal – Palco do Festival (espetáculo terá transmissão ao vivo)

26 de janeiro (Domingo)

15h: Recital Classe de Piano | Bibliotheca Pública Pelotense

16h: Concerto Didático Infantil – Orquestra de Câmara Theatro São Pedro | Theatro Guarany

20h30: Orquestra Sinfônica Acadêmica | Regente Gudni Emilsson (ISL) – Theatro Guarany (espetáculo terá transmissão ao vivo)

::: SOBRE O 10º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar
o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

QUANDO? De 20 a 31 de janeiro de 2020, em Pelotas/RS.

COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e nos turnos
da manhã, tarde e noite, apresentações com entrada franca para a comunidade.

FOTO: Rodrigo Lopes