Por Ana Guerra | 04/11/2019
Tags:

FUNDAÇÃO IBERÊ ESTREIA NA FEIRA DO LIVRO COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E OFICINA DE GRAVURA

Pela primeira vez, a Fundação Iberê vai integrar a programação da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, apresentando atividades que marcam um novo reposicionamento do centro cultural e possibilita um encontro entre as mais diversas linguagens. As atividades gratuitas ocorrem nos dias 16, na Fundação, e 17, na Praça da Alfândega.

"Nesta parceria com a Feira do Livro, queremos ampliar nossa atuação e fomentar a cultura por meio da inserção de todas as linguagens artísticas, partindo das artes visuais, passando pelas artes cênicas, pela música até a literatura", explica Robson Outeiro, superintendente executivo da Fundação.

PROGRAMAÇÃO
Cantos e Acalantos | Contação de História Teatral
Contador: José Mauro Brant (RJ)
Quando: 16 de novembro | Sábado | 17h
Local: Fundação Iberê
ENTRADA FRANCA

Em Cantos e Acalantos, José Mauro Brant cria uma apresentação inspirada nas primeiras histórias ouvidas na infância e nos acalantos cantados pelas famílias para embalar seus filhos. As músicas folclóricas são mescladas a histórias, como o Negrinho do Pastoreio, João Jil e Surrão Mágico. A ideia do espetáculo é recuperar cantigas, contos tradicionais brasileiros e difundir o livro e a leitura.

Brant é ator, cantor, autor e diretor de mais de 80 óperas e espetáculos musicais. Em 1996 estreou "Contos, Cantos e Acalantos", que deu origem a um CD homônimo, e se apresenta em teatros, escolas e hospitais no Brasil e exterior.

Contos indígenas e oficina de gravura em isopor
Artista: Xadalu
Quando: 17 de novembro | Domingo | 10h
Local: Praça de Autógrafos - Ciclo Arte na Praça
Classificação etária: 6 a 12 anos
ENTRADA FRANCA

Os contos, lendas e histórias indígenas estão muito mais presentes em nossas vidas do que imaginamos. Eles trazem valores, como o reconhecimento da sabedoria dos mais velhos e o respeito à natureza. Para aproximar as crianças da cultura indígena, Xadalu apresenta contos e histórias, brinquedos, animais e suas obras.

Durante o encontro, os participantes farão uma introdução à técnica da gravura a partir da experimentação, criando suas próprias obras inspiradas nas ilustrações e objetos apresentados, investigando as diferentes possibilidades de representação de imagens.

Xadalu é artista visual urbano com uma obra que transita entre intervenções nas ruas e exposições em museus, galerias e centros culturais. Sua produção diversificada mescla as colagens da sticker art a técnicas e linguagens como a serigrafia, a pintura, a fotografia e o objeto.

A Fundação Iberê tem o patrocínio de IBM, Itaú, CMPC – Celulose Riograndense e Grupo GPS, Tintas Renner e Lojas Renner e apoio de Barra Shopping Sul – Multiplan, DLL Group, Grupo IESA, Rede Plaza São Rafael, Sheraton Hotel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Tecnopuc, SULGÁS e STIHL, com realização e financiamento da Secretaria Especial da Cultura - Ministério da Cidadania / Governo Federal. Programa Iberê nas Escolas: Secretaria da Educação - Prefeitura de Porto Alegre e Viação Ouro e Prata. Serviços de tradução: Traduzca.

Endereço: Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000

Visitação: De quarta a domingo, das 14h às 19h (último acesso às 18h30min)
A Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000

Como chegar:
A Fundação Iberê dispõe de estacionamento pago, operado pela Safe Park.

As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

Pedestres e Ciclistas: existe uma passagem para que pedestres e ciclistas possam atravessar a via em segurança. A passarela é acessada pelo portão de entrada do estacionamento. A Fundação também dispõe de um bicicletário, localizado nos fundos do prédio.

Site: www.iberecamargo.org.br 
Fanpage: www.facebook.com/fundacaoiberecamargo 
Instagram: @ f_iberecamargo 
Visita virtual Google Artes & Culture: https://goo.gl/wYr75v