Por Ana Guerra | 07/01/2020
Tags:

LINHA ABRE 2020 COM EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTISTAS RESIDENTES E SEUS CONVIDADOS

Ano passado foi o primeiro ano de funcionamento do Linha. Um ano de muitas experiências, erros, acertos e aprendizados. Desde junho de 2019, um time de artistas passou a fazer parte do cotidiano do prédio. Selecionados via edital público, 10 residentes foram escolhidos para ocuparem os ateliês compartilhados. Em 2020, essa turma vai dar lugar a uma nova. Porém, antes que ocorra a troca da guarda, é tempo de celebrar tudo o que foi feito e tudo o que foi produzido no Linha ao longo das 30 semanas de ocupação dos ateliês.

Para aumentar a festa, e as artes, cada artista residente convidou mais um artista, com quem sua obra dialoga, para participar de uma exposição coletiva. A mostra, que se espalha pelo prédio, não tem um recorte curatorial específico. Pelo contrário, dá a ver a diversidade da produção dos artistas, algo que foi prioritário no momento de sua seleção.

Desde o princípio, a ideia do Linha era ser um ambiente que comportasse diferentes tipos de arte. Com isso, as poéticas aqui presentes perpassam pelos campos da pintura, da escultura, da performance, da instalação, da arte e tecnologia, da fotografia, do desenho e da joalheria. A convivência entre os diferentes fazeres, ao longo desse período, permitiu não apenas a troca constante entre os artistas, dentro de seus ateliês, mas também, a todos que frequentaram o Linha em 2019 (e continuarão frequentando), ampliar o seu olhar e o seu contato com a arte.

30 Semanas apresenta um recorte produzido especialmente para a ocasião. Tenta, em alguma medida, dar conta de mostrar ao público os desdobramentos de uma convivência intensa e profícua.

Artistas residentes

Bruno Cardoso

Camila Elis

Joana Burd

Lorenzo Galeano

Marina Borges

Maria Paula Recena

Paulo H. Lange

Verônica Vaz

Artistas convidados

Librae

Elias Maroso

Sandro Ka

Santiago Pooter

Eduardo Turski

Cícero Iberio

Abertura: 09/01, a partir das 18h

Som na pista: a partir das 20h

Entrada Gratuita

Linha | Av. São Pedro, 540 - Bairro São Geraldo

instagram.com/linha.poa | facebook.com/linha540


foto: obra de Sandro Ka, foto de Adriana Marchiori