Por Ana Guerra | 02/07/2020
Tags:

LIVRO "VINHO DO NOVO MUNDO": CONHECIMENTO PARA BEBER MELHOR

Vinho do Novo Mundo: conhecimento para beber melhor

Obra destaca rótulos do chamado Novo Mundo

Se um dos objetivos de “Vinho do Novo Mundo” é incentivar a leitura, assim como valorizar a cultura do vinho, compartilhando conhecimentos e experiências ao redor da taça, ele já foi alcançado: a obra é até agora a mais vendida pelo autor, que já assinou outras três publicações. No livro, Michael Waller relata suas experiências com diferentes rótulos e divide preciosas dicas com aqueles que querem saber mais sobre a bebida. “Vinho do Novo Mundo: conhecimento para beber melhor”, foi lançado recentemente e está à venda no site www.vinhodonovomundo.com.br por R$ 39,90 com frete grátis para todo o Brasil.

O livro traz diversas informações e reflexões sobre o mundo do vinho, conhecimentos e vivências compartilhadas, experiências que têm o vinho e seu mundo como pano de fundo, muitas delas onde o cenário principal são as degustações e viagens feitas pelo autor a diferentes regiões produtoras do Novo Mundo – os que têm mais tradição, a saber: Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Austrália. Em todos os capítulos é possível observar o olhar humano sobre o vinho, tanto dos consumidores como dos produtores, também são evidenciados personagens icônicos e outros anônimos que fazem a história do vinho nos países ilustrados. Ainda sobre o aspecto social, o autor traz uma abordagem disruptiva de conceitos conservadores que o vinho carrega no Brasil, desconstruindo argumentos de defesa por status quo ou estética do hábito da degustação. Waller defende a construção do conhecimento de vinhos a partir da experiência da degustação.

SOBRE O AUTOR

Michael Waller é um apaixonado pesquisador de vinhos finos, que adotou o mundo do vinho como um “estilo de vida”. Aproximou-se quando muito jovem do consumo de vinho e depois começou a estudar, viajar e pesquisar sobre os diferentes estilos e regiões produtoras, mantendo durante todos estes anos uma especial atenção aos produzidos no Novo Mundo. Seus amigos, sua casa, as viagens que realiza, os eventos que frequenta, tudo mantém uma relação íntima com os vinhos.

Esse é o terceiro livro do autor, que admite ter sido seu trabalho mais prazeroso, e complementa: “a cultura do vinho é muito rica para a experiência ficar restrita apenas a uma taça, por isso minha preocupação em escrever um livro que as pessoas lessem até o final, com textos leves e ao mesmo tempo reflexivos”, comenta. “Tentei fazer um livro simples, sem ser simplista”, resume.

O que: Vinho do Novo Mundo: conhecimento para beber melhor (112 págs, R$ 39,90)

Onde: www.vinhodonovomundo.com.br 

Quem: www.instagram.com/waller.mk