Por Ana Guerra | 13/05/2020
Tags:

MISTURA FINA COM SHOW VIRTUAL NESTA QUINTA-FEIRA

A apresentação em ambiente virtual do pianista João Maldonado dá continuidade à programação do projeto Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito, no próximo dia 14 de maio, quinta-feira. A transmissão é feita pelas redes sociais do Mistura Fina, pelo link: www.facebook.com/misturafinamusica/, a partir das 18h30min. A iniciativa leva a assinatura da Fundação Theatro São Pedro, por meio da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, produção da Primeira Fila Produções, financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul - SULGÁS.

O show é baseado no álbum de João Maldonado, "Beauty", recém-lançado pela Loop Discos. Nas 12 composições do CD, a novidade é a união de ritmos, como o rap, o regionalismo e dos povos indígenas. Em uma das faixas, o pianista convidou Negra Jaque para compor uma música sobre beleza e o artista plástico Bu'ú Kennedy, membro do Clã Üremirin Sararó - Fátria Patrilinear do povo Ye'pá mahsã da Amazônia -, para recitar uma poesia sobre o mesmo tema na língua tukana. "Sou de origem indígena e quis neste disco dar voz a um povo que é constantemente atacado e ameaçado de extinção. A música é um apelo e, ao mesmo tempo, uma homenagem àqueles que parecem tão insignificantes, mas que estão na linha de frente brigando por todos nós", diz Maldonado. "Beauty" conta, ainda, com a participação de Ernesto Fagundes, em uma música que leva o nome do artista. "Com Ernesto" mostra a sintonia entre a música gaúcha e o jazz.

Com 38 anos de carreira, João Maldonado iniciou no jazz, passou pelo rock gaúcho com o TNT e foi o primeiro pianista de blues do RS tocando com Solon Fishbone. No Chile, onde viveu por sete anos, foi considerado o melhor guitarrista de blues, até retornar ao Brasil, ao piano e ao jazz.

Suspensas desde o dia 19 de março, em acordo com as medidas temporárias de prevenção ao contágio pela COVID-19 (novo Coronavírus), a programação Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito foi retomada no dia 16 de abril, a fim de garantir a continuidade do projeto e o trabalho dos artistas participantes, bem como minimizar os efeitos do isolamento provocado pela crise sanitária no Brasil.

A programação encontrava-se em plena execução, desde agosto de 2019, cumprindo-se as 40 sessões previstas, com apresentações no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, com muito sucesso. O recomeço das sessões foi no dia 05 de março, quando da reabertura do TSP. Neste mesmo mês, ocorreram os dois primeiros shows, restando ainda 20 a serem realizados. Entretanto, com o agravamento da situação de controle da proliferação do COVID-19, todas as atividades do TSP foram suspensas, ainda por tempo indeterminado, aguardando-se a evolução da crise sanitária e seus desdobramentos.

Mais informações:

http://www.teatrosaopedro.com.br/ 

(https://www.facebook.com/misturafinamusica) 

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=AmHjQUckLG8&feature=youtu.be  

FOTO: Nabor Goulart