Por Ana Guerra | 10/02/2020
Tags:

OFICINA DE CHORO ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS GRATUITAS

Estão abertas, até o dia 6 de março, as inscrições para o primeiro semestre da Oficina de Choro. O projeto de educação musical oferecerá sete diferentes cursos na área da MPB, com aulas de composição e práticas de conjunto para quem já tem experiência e também para iniciantes. As oficinas são destinadas a interessados em diversos instrumentos, como violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro, sopros e teclas, e também para cantores.

As atividades serão realizadas no Instituto Ling e no Multipalco do Theatro São Pedro entre os dias 14 de março e 14 de junho deste ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.oficinadechoro.com.br.  As vagas são limitadas, e os interessados serão submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical.

A Oficina de Choro tem 15 anos de atuação e vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul, além de se destacar como um dos três maiores projetos voltados ao ensino de choro no país. Somente em 2019, o projeto recebeu mais de 300 alunos que receberam formação musical em diferentes aulas abertas ao público. Com coordenação do músico Mathias Pinto e curadoria e produção da Branco Produções, o projeto também é responsável pela criação da Orquestra de Choro de Porto Alegre (OCPA), a primeira iniciativa desse gênero na história do Rio Grande do Sul.

No Instituto Ling, o público interessado pode acompanhar e assistir livremente às aulas do Bandão da Oficina, que acontecem quinzenalmente, aos sábados à tarde. As aulas de acompanhamento de samba-choro e solo de choro, realizadas sempre às quintas-feiras, das 10h às 12h, também podem ser assistidas pelo público, com entrada franca.

Conheça mais sobre a Oficina de Choro no documentário produzido por Tom Silveira: https://youtu.be/iPgVEMfc1to

A Oficina de Choro tem direção artística de Mathias Pinto, curadoria e produção da Branco Produções, patrocínio de Crown Embalagens e realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania, Governo Federal.


SERVIÇO
Oficina de Choro
Aulas para o primeiro semestre de 2020
Inscrições gratuitas
Até 6 de março pelo site www.oficinadechoro.com.br 



Confira as aulas, os horários e os locais das atividades:

Novos chorões
Sala da música - Multipalco - Terças-feiras, às 10h, com aulas 3x ao mês
Aula voltada a iniciantes no gênero musical. Trabalha aspectos básicos do gênero, danças do choro, levadas, prática de conjunto e formação de grupos. Instrumentos: Todos. Pré-requisitos: Noções básicas de teoria musical, conhecimento básico de harmonia, leitura de cifras. Material do aluno: Instrumento, caderno de partitura, lápis, borracha e estante de partitura.

Canto popular
Sala da música - Multipalco - Terças-feiras, às 11h, com aulas 3x ao mês
Aula voltada a cantores que já tenham alguma experiência em canto, mas não necessariamente cantores profissionais. Com prática coletiva de canto com repertório de MPB, apreciação, ensaio e execução de arranjos. Pré-requisitos: Percepção melódica e rítmica, afinação.

Acompanhamento de samba-choro
Sala de aula - Instituto Ling - Quintas-feiras, às 10h
Treinamento dos fundamentos básicos para acompanhamento nos gêneros samba e choro, sequências harmônicas e repertório representativo. Instrumentos: Violão, cavaquinho, bandolim, e teclas. Pré-requisitos: Conhecimento intermediário do instrumento, leitura de cifras. Material do aluno: Instrumento, caderno de partitura, lápis, borracha e estante de partitura.

Solo de choro
Sala de aula - Instituto Ling - Quintas-feiras, às 11h
Aula voltada para solistas em geral com prática de repertório, interpretação, fraseado e ornamentação do choro. Instrumentos: Cordas, sopros e teclas. Pré-requisitos: Conhecimento intermediário do instrumento, leitura de partitura. Material do aluno: Instrumento, caderno de partitura, lápis, borracha e estante de partitura.

Ensaio de grupos - formação de novos grupos
Sala de aula - Instituto Ling - Quintas-feiras, às 14h
Aula voltada ao ensaios dos grupos formados na Oficina de Choro. A atividade é destinada a formação dos grupos, repertório, performance e planejamento das apresentações. Instrumentos: Cordas, sopros, teclas e canto. Pré requisitos: Conhecimento intermediário do instrumento, leitura de cifra e/ou partitura. Material do aluno: Instrumento, caderno de partitura, lápis, borracha e estante de partitura.

Composição de choro
Sala de aula – Instituto Ling – Sábados, às 14h - Quinzenalmente
Voltada para análise musical e harmonia funcional através de escuta e discussão. Linguagem harmônica do choro, sequências, modulações audições comentadas com acompanhamento da partitura. Noções de forma e estilo, exercícios de criação musical. Para todos os instrumentos. Pré-requisitos: Noções de teoria musical, conhecimento básico de harmonia, leitura de cifras.
Material do aluno: Instrumento, caderno de partitura, lápis, borracha e estante de partitura.

Ensaio do Bandão da Oficina de Choro
Sala de aula – Instituto Ling – Sábados, às 15h - Quinzenalmente
Ensaio do Bandão que reúne o núcleo da Oficina de Choro, com repertório anual e arranjos originais para a formação.

Informações úteis
institutoling.org.br 
www.facebook.com/InstitutoLing 
www.instagram.com/Instituto.Ling 
twitter.com/@InstitutoLing 
Fone: 51 3533-5700

foto: Tom Silveira
Email: instituto.ling@institutoling.org.br