Por Ana Guerra | 08/07/2020
Tags:

OSPA LIVE ALIA JAZZ E MÚSICA DE CONCERTO EM OBRA DE CLAUDE BOLLING

Neste sábado (11), décima primeira edição do projeto revisita consagrado álbum do compositor francês, indicado em 1975 para o prêmio Grammy de Melhor Performance de Música de Câmara

Músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e convidados apresentam um dos principais sucessos musicais do século XX no próximo sábado, 11 de julho, às 17h. A décima primeira edição do OSPA Live destaca ‘‘Suíte para Flauta e Jazz Piano Trio’’, do francês Claude Bolling (1930-). O álbum é considerado um marco na história da música, devido à união rara do delicado balanço de estilos, que aliou a linguagem do jazz às técnicas de composição da música de concerto - a barroca, em especial. Neste ano, o repertório, que já foi gravado no Palácio de Versalhes, completa 45 anos desde sua estreia. A apresentação fica por conta do Quarteto Bolling-Elias, grupo composto por Artur Elias (flauta), Dunia Elias (piano), Bruno Braga (bateria) e Rafael Figueredo (contrabaixo). O recital é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté.

Sobre o OSPA Live

Projeto da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, são realizados recitais, com número reduzido de músicos, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Porto Alegre Airport. Apoiador da Temporada Artística: Sulgás. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE

Quando: 11 de julho de 2020, às 17h

Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA

Acesso em: https://bit.ly/ospalive11 

Programa

Claude Bolling (1930-)

Suíte para Flauta e Jazz Piano Trio

I.Baroque and Blue

II. Sentimentale

III. Javanaise

IV. Fugace

V. Irlandaise

VI. Versatile

VII. Veloce

Apresentação

Artur Elias (flauta)
Dunia Elias (piano)
Bruno Braga (bateria)
Rafael Figueredo (contrabaixo)

Evandro Matté (direção artística)

foto: Rafael Figueiredo