Por Ana Guerra | 18/10/2019
Tags:

PIANISTA ARGENTINO ADRIÁN LAIES FAZ SHOW GRATUITO NO INSTITUTO LING

Um dos grandes nomes do jazz argentino, o pianista Adrián Iaies estará no Instituto Ling dia 24 de outubro, às 20h, mostrando, pela primeira vez em Porto Alegre, seu novo projeto Colegiales Trio. Ao lado do percussionista Facundo Guevara e da contrabaixista colombiana Diana Arias, o músico apresenta La paciencia está en nuestros corazones, disco lançado no final de 2018, após uma turnê pela África do Sul. O álbum reúne composições com a essência jazzística de Iaies, somadas à pulsação latina de Diana, forjada em anos tocando salsa e música caribenha, e à personalidade de Guevara. O show faz parte da programação comemorativa dos cinco anos do Instituto Ling e terá entrada franca mediante retirada de senhas que serão distribuídas a partir das 19h, somente na data da apresentação, e por ordem de chegada.

Pianista, compositor, arranjador e produtor, Adrián Iaies gravou diversos discos em sua intensa carreira e obteve três indicações para os Prêmios Grammy, um Prêmio Clarín e um Konex. Seus cargos executivos, como diretor artístico do Festival de Jazz Internacional de Buenos Aires e de La Usina del Arte, mostram sua importância no mundo musical argentino. O artista tem discos gravados ao lado de Horacio Fumero, Mariano Loiácono e Rodrigo Agudelo e já dividiu o palco com nomes como Brad Mehldau, Ron Carter, Stanley Jordan, Bebo Valdés, Lee Konitz, Richard Bona e Toots Thielemans, além de ter composto diversas trilhas para cinema.

Já o percussionista Facundo Guevara tocou com nomes como Raul Carnota, Liliana Herrero, Mercedes Sosa, Teresa Parodi, Luis Salinas, Paquito D’Rivera, Oscar Feldman, Hugo Fattoruso, Fito Paez, Pedro Aznar, Raul Barboza e Ramon Ayala. O músico também integrou o Aura! Trio e o grupo de Vitor Ramil.

Nascida e criada na Colômbia, Diana Arias foi contrabaixista assistente da Orquestra Filarmônica del Valle. Tocou com a orquestra feminina de salsa D ́caché, que acompanhava o reconhecido cantor porto-riquenho Gilberto Santa Rosa. Na cena portenha, tem participado de projetos ao lado de nomes como Ernesto Jodos, Pepi Taveira, Andrés Boiarsky, Paula Schocron, Eloy Michelini, Mariano Loiácono e Guillermo Calliero.

A programação musical é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO – MÚSICA – SHOW

Adrián Iaies y El Colegiales Trio

Dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Evento com entrada franca, mediante retirada de senhas que começarão a ser distribuídas, às 19h, por ordem de chegada. Será permitida a retirada de até duas senhas por pessoa.

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing 

www.instagram.com/Instituto.Ling 

twitter.com/@InstitutoLing 

Fone: 51 3533-5700

E-mail: instituto.ling@institutoling.org.br

foto: Lucas Cutaia