Por Ana Guerra | 07/12/2020
Tags:

PLATAFORMA "CEIA" ABRE AGENDA CULTURAL COM SHOW DE RONALDO PEREIRA QUARTETO

Jazz é o ritmo escolhido para abrir a agenda cultural do CEIA, plataforma física e virtual de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo. Instalado no Átrio do Farol Santander, o espaço receberá no próximo dia 10 de dezembro (quinta-feira), a partir das 19h30, o grupo Ronaldo Pereira Quarteto. Devido às regras de distanciamento social e os decretos dos governos do Estado e municipal, a apresentação não contará com público no local e será transmitida ao vivo pelo canal oficial do CEIA no YouTube: https://bit.ly/36S3Zax 

O Quarteto tem a seguinte formação: Ronaldo Pereira (saxofone), Ras Vicente (piano), Martin Estevez (bateria) e, Rogério Arnold (contrabaixo). No show, o grupo apresentará as canções do álbum “Flower of Life”, que possui nove faixas, e tem inspirações estéticas no jazz avant garde, free jazz e hard bop.

O álbum se aprofunda no uso sistemático de padrões cíclicos melódicos em uma estreita relação com a geometria e a matemática. Traz, inclusive, referências históricas, como o uso do vocabulário be bop e do diatonicismo comum, bastante utilizados no Jazz Swing e no Dixieland Jazz do início do século XX e presentes na música ocidental até os dias atuais.

Inaugurado oficialmente no último dia 27 de novembro, a plataforma CEIA irá apresentar ao longo de nove meses uma agenda repleta de atrações culturais, além de debates sobre inovação e empreendedorismo. Tanto debates quanto shows, com a liberação das autoridades, terão entrada de público e serão gratuitas. Confira a agenda dos próximos eventos:

10 de dezembro (quinta-feira), às 19h30

CEIA Sessions - Ronaldo Pereira Quarteto

Programação 2021 (sujeita a alteração):

12 de janeiro (terça-feira), às 19h30

CEIA Sessions – KIAI

20 de janeiro (quarta-feira), às 19h

2ª Edição Inspiring Walk com Billy Garcia

28 de janeiro (quinta-feira), às 19h30

CEIA Talks - Lídia Zuim e 1quarto.cc

02 de fevereiro (terça-feira), às 19h30

CEIA Talks - André Severo recebe Vicente de Melo e Bruno Novelli

CEIA

A plataforma física e virtual de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo, instalada no Farol Santander Porto Alegre, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil. Além disso, conta também com iniciativas independentes, como o ARTE.LAB. No espaço é possível ter acesso a workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso.

A exposição “Pli selon pli”, do artista paulista Vicente de Mello, abriu oficialmente a temporada e tem entrada franca para os visitantes do CEIA. A instalação composta pelo registro de postes, em diversas posições, observados contra um céu neutro que os reduz a um simples traço-desenho. A tradução do título é dobra sobre dobra, e a obra evoca a peça homônima do compositor e maestro francês Pierre Boulez, composta entre 1957 e 1962 para soprano e orquestra.

A capacidade de público no CEIA seguirá os protocolos de segurança do Farol Santander Porto Alegre, que atualmente está em 25% do total. O local estará aberto de segunda a sexta, das 9h às 19h e não é necessário reservar horário antecipadamente.

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício; e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.

Farol Santander Porto Alegre

O Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer em Porto Alegre completou, em março de 2020, um ano de atividades.

No período, recebeu cinco exposições de artes visuais: "Roda Gigante – artista Carmela Gross", "Saramago – os pontos e a vista", "Estratégias do Feminino", “GIGANTAS – uma experiência por Nonotak Studio” e “Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil”; exibiu 15 programas especiais no Cine Farol Santander, com destaque para a mostra "Cinema Atual Espanhol"; realizou encontros relevantes, como com o filósofo francês Luc Ferry e debates sobre moda e gastronomia.

O Farol Santander Porto Alegre também possui um Espaço Memória que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição.

Vale destacar a dinâmica de eventos, que disponibiliza todos os espaços do Farol Santander para locação.

Patrocínio

Banco Santander Brasil

Realização

BS Project e Farol Santander Porto Alegre

Lei de Incentivo

Projeto recebe apoio financeiro através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

SERVIÇO:

“Show Ronaldo Pereira Quarteto”

Dia 10 de dezembro – 19h30

Horário de funcionamento do CEIA

Segunda a sexta, das 09h às 18h

Local: Farol Santander Porto Alegre

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico

Site Farol Santander: farolsantander.com.br 

Site CEIA: www.ceia.co 

Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co