Por Ana Guerra | 04/12/2020
Tags:

PROJETO COM AUDIÇÕES COMENTADAS DE JAZZ DO INSTITUTO LING HOMENAGEIA KEITH JARRETT

Após homenagear Nina Simone, Jaco Pastorius e Stan Getz, o projeto Audições Comentadas de Jazz encerra a temporada deste ano com uma edição especial dedicada a Keith Jarrett, um dos mais aclamados pianistas vivos. Durante o evento virtual, o jornalista e radialista Paulo Moreira apresentará detalhes sobre a vida e a obra do compositor estadunidense, pontuando os principais detalhes da trajetória musical do artista, enquanto traz análises e uma discotecagem especial. Para completar o encontro, o músico, historiador e professor Francisco Marshall fará um pocket show interpretando, ao piano, algumas das mais importantes composições de Jarrett. A atividade acontece no dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 18h30, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br.

Aos 75 anos de idade, Keith Jarrett é considerado um dos maiores gênios da improvisação. Somando sua obra autoral e as participações em gravações, o músico acumula uma discografia vasta, distribuída em mais de 200 álbuns. Entre os destaques está The Köln Concert, de 1975, que é até hoje o disco de jazz solo e o álbum de pianista mais vendido no mundo. Sua carreira é marcada por parcerias com grandes gênios musicais, como o trompetista Miles Davis, o saxofonista Charles Lloyd e o baterista Art Blakey. Sua vida nos palcos, porém, teve de ser interrompida recentemente após o músico sofrer dois AVCs que podem ter comprometido suas futuras apresentações ao vivo.

Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 22h, e tem reprises nos mesmos dias, das 7h às 9h.

Francisco Marshall é um dos grandes nomes do cenário cultural gaúcho. É pianista, professor, helenista, tradutor, escritor e arqueólogo. Estudou piano, violão e teoria musical no Conservatório Palestrina, e, aos 15 anos, aperfeiçoou seus conhecimentos com o pianista Angelin Loro. Não seguiu uma carreira de concertista profissional, mas dá recitais públicos e se dedica a ler, estudar e aprender linguagens com as quais pode se comunicar musicalmente.

As Audições Comentadas de Jazz têm realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.


SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
Audições Comentadas de Jazz em homenagem a Keith Jarrett
Com o jornalista Paulo Moreira e canja musical com o pianista Francisco Marshall
Dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 18h30
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br 
www.facebook.com/InstitutoLing 
www.instagram.com/Instituto.Ling 
twitter.com/@InstitutoLing 
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural 
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br 

Sobre o Instituto Ling
Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Crédito da foto: Henry Leutwyler / ECM Records